QUEM TEM DIREITO

Digite o tex

Quem tem direito à cidadania italiana

Veja em quais situações as pessoas têm direito a cidadania italiana:

Se for por linha paterna a descendência, só homens, exemplo, bisavô, avô, pai, e interessado, não há limitação quanto ao ano de nascimento dos filhos(as), ou seja, tem direito independente do ano que nasceu.

Já nos casos onde há uma mulher na linha de transmissão, seja no início ou no meio desta linha de descendência, esta mulher só poderá transmitir a cidadania para os filhos (as), nascidos após 01/01/1948.

Entao existem 2 caminhos para a cidadania : 

1- Via administrativa: diretamente no Consulado de sua cidade ( cada consulado tem seu tempo de espera, uma fila onde voce da entrada e fica aguardando ser chamado ) ou fazendo diretamente na Italia onde o processo sai em torno de 40 a 120 dias

2- Via Materna ou via Judicial ( lei 1948 ) : Somente atraves de um advogado na Italia que entrara com um processo judicial.

Cidadania por casamento

Mulheres casadas com italianos, poderá requerer a cidadania (dupla-cidadania), se casou antes do mês 04 de 1983.

O homem, não poderá ter a dupla-cidadania reconhecida se se casar com italiana ou descendente de italianos(as), somente os filhos deste casal poderão ter. O homem neste caso só poderá obter a nacionalidade italiana se requerer a NATURALIZAÇÃO italiana

to aqui...